quinta-feira, 5 de julho de 2012

OBSERVAÇÃO INÉDITA DA NEBULOSA 2174



Figura  - NGC 2174, nebulosa de emissão na constelação de Orionte.
Crédito: Robert Gendler

Na imagem de cima, o que vemos é uma “nuvem”/”montanha” de gás e pó que está a formar estrelas.
O vento das estrelas recém-formadas irá fazer com que o pó que constitui a “montanha” se disperse. Por isso, daqui por alguns milhões anos, já não veremos nada disto nesta parte do céu…   Esta nebulosa de emissão, NGC 2174, envolve um agrupamento, NGC 2175. Foi descoberto em 1877 por Jean Marie Stephan. Embora a formação de estrelas em algumas áreas do universo é acionado pela expansão frentes de ionização em torno de estrelas massivas, NGC 2174/5 tem vários grupos aparentemente separados, em vez formados pelo colapso hierárquica. Esta nebulosa é bastante monótono em RGB, como pode ser visto em vista ao longo desta imagem com uma versão RGB. Em addtition, existe uma pequena animação (2,5 megas) do RGB e imagem de banda estreita.
Constellation:  Orion
Distância:  6400 anos-luz
Tamanho aparente:  40 'diâmetro
INTRODUÇÃO ÀS NEBULOSAS
Uma nebulosa é uma nuvem interestelar de gás e poeira. Originalmente nebulosa era o nome em geral para qualquer outro objecto astronómico de céu profundo, incluindo galáxias para lá da Via Láctea (alguns exemplos do uso antiquado ainda sobrevivem; por exemplo, a Galáxia de Andrómeda (M31) é por vezes referida como Nebulosa de Andrómeda.
As nebulosas podem ser classificadas pela maneira como são iluminadas:

As nebulosas difusas são nebulosas iluminadas
As nebulosas de emissão são nuvens de gás ionizado internamente iluminadas. Dois dos tipos mais comuns de nebulosas de emissão são as regiões H II e as nebulosas planetárias.
As nebulosas de reflexão são iluminadas pelas reflexões de estrelas vizinhas. Um exemplo é nebulosidade dentro do enxame estelar das Plêiades.
As nebulosas escuras não são iluminadas. Podem ser detectadas quando obscuram estrelas ou outras nebulosas. Exemplos famosos incluem a Nebulosa Cabeça de Cavalo em Orionte, ou a Nebulosa Saco de Carvão no Cruzeiro do Sul.
As regiões H II são o local de nascimento das estrelas. Estas são formadas quando nuvens moleculares muito difusas começam a colapsar sobre a sua própria gravidade, muitas vezes devido à influência de uma explosão de supernova vizinha. A nuvem colapsa e fragmenta-se, formando por vezes centenas de novas estrelas. As recém-formadas estrelas ionizam o gás em volta e produzem uma nebulosa de emissão.
Outras nebulosas são também formadas pela morte de estrelas. Uma estrela que atravessa o período de transição para uma anã branca liberta a sua camada exterior e forma uma nebulosa planetária. Novas e supernovas podem também criar nebulosas conhecidas como restos de nova e restos de supernova respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo