quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Nasa registra asteroide próximo à Terra a 11 km/s




Um asteroide denominado 2012 VD5 passou relativamente próximo ao planeta Terra na manhã da última terça-feira,6, de acordo com a Nasa, a Agência Espacial Norte Americana. 

Com tamanho estimado entre 14 m a 32 m de diâmetro, o bloco - como também é conhecido o asteroide -, passou a 576 mil km, distância considerada curta pelos astrônomos. A mensuração é feita considerando a distância lunar, e é medida em "LD". Segundo a Nasa, 1 LD equivale a 384 mil km. Sendo assim, o 2012 VD5 passou a 1,5 LD da Terra, a uma velocidade de 11,41 km/s. 

"Outros asteroides já passaram mais próximos à Terra, mas esse, apesar de não ser grande, foi próximo também. Os grandes blocos podem ser vistos a uma longa distância, mas os menores, não", afirmou o astrônomo Enos Picazzio, da Universidade de São Paulo (USP). 

Independentemente do tamanho, no entanto, o astrônomo explica que é preciso, além de prática, ter um telescópio para observar estes blocos que passam ao redor da Terra. "Embora esse fenômeno seja bastante comum, não é fácil de ser identificado no céu", explica Picazzio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo