Clique para ampliar
Impressão de artista do trio de super-Terras descobertas por uma equipe européia utilizando o espectrógrafo HARPS no telescópio do ESO 3.6-m em La Silla, Chile, após 5 anos de monitoramento.Os três planetas, com 4,2, 6,7, e 9,4 vezes a massa da Terra, a órbita da estrela HD 40307 com períodos de 4,3, 9,6 e 20,4 dias, respectivamente
cientistas suíços e franceses anunciaram a descoberta de três novos planetas que gravitam em torno de uma estrela situada a 42 anos-luz da Terra, denominada HD40307. A informação foi publicada no jornal francês "Le Monde".
Segundo Michel Mayor, cientista suíço que trabalha no Observatório Europeu Austral, ESO com a colaboração de colegas franceses, o trio de planetas tem massa até dez vezes superior à da Terra.
Sua descoberta foi divulgada durante o congresso "Super Terras Extra-Solares", realizado pela universidade de Nantes, no oeste da França, Mayor descobriu junto com Didier Queloz o primeiro exoplaneta, ou seja, o primeiro planeta situado fora do sistema solar.
Os três novos planetas têm massa de 4.2, 6.7 e 9.4 vezes a da Terra, e sua velocidade de translação é extremamente alta em relação a de nosso planeta. Um dos novos objetos completa uma volta ao redor da estrela HD40307 em quatro dias, contra os 365 dias que a Terra leva para orbitar o Sol. Os outros dois demoram 10 e 20 dias, respectivamente, para concluir suas órbitas.
Segundo a reportagem publicada no Le Monde, a detecção dos novos planetas ocorreu após cinco anos de monitoramento da estrela HD 40307, realizado através do telescópio La Silla, instalado no Chile.
Até hoje foram descobertos mais de 270 exoplanetas, a maior parte deles de dimensões semelhantes às de Júpiter e Saturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário