domingo, 20 de outubro de 2013

Very Large Telescope captura imagem de imensa maternidade estelar conhecida como IC 2944

O Very Large Telescope captura uma maternidade estelar e celebra quinze anos de operações


Esta intrigante nova imagem da maternidade estelar IC 2944 está sendo lançada para celebrar um marco importante: os 15 anos do Very Large Telescope do ESO. A imagem mostra também um grupo de espessas nuvens de poeira, conhecidas como glóbulos de Thackeray, que se podem ver contrastando com o gás da nebulosa, que brilha num tom cor de rosa pálido. Estes glóbulos encontram-se sob intenso bombardeio proveniente da radiação ultravioleta emitida por estrelas quentes jovens próximas, sendo consequentemente dilapidados e fragmentados, tal como pedaços de manteiga jogado numa frigideira quente. É muito provável que os Glóbulos de Thackeray sejam destruídos antes de conseguirem colapsar e formar novas estrelas.
IC 2944 , também conhecida como a nebulosa Running da galinha ou o Cen Nebulosa Lambda , é um aglomerado aberto com um associado nebulosa de emissão encontrados na constelação Centaurus , perto da estrela Lambda Centauri . Possui glóbulos de Bok , que são freqüentemente um site de formação estelar. Contudo, nenhuma evidência para a formação de estrela foi encontrado em qualquer um dos glóbulos na IC 2944.
O Telescópio Espacial Hubble imagem à direita é um close-up de um conjunto de glóbulos de Bok descoberto em IC 2944 por Sul-Africano astrônomo A. David Thackeray em 1950. Estes glóbulos são agora conhecidos como Glóbulos de Thackeray.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo