Hubble Space Telescope observa variável Cepheid Hubble
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Embora o Universo está repleto de bilhões e bilhões de estrelas, a descoberta de uma única estrela variável em 1923 alteraram o curso da astronomia moderna. A estrela atende pelo nome de Hubble inauspicious um número variável, ou V1, e reside nas regiões exteriores da nossa vizinha Galáxia de Andrômeda, ou Messier 31.
No início de 1900, a maioria dos astrônomos considera a Via-Láctea a ser um universo única ilha de estrelas, com nada observáveis além de suas fronteiras. A Galáxia de Andrômeda foi catalogado como apenas um dos muitos desmaio, manchas difusas de luz que os astrônomos chamadas nebulosas em espiral.
Eram essas parte nebulosas espirais da Via Láctea ou eram universos-ilha independente situada fora da nossa galáxia? Os astrônomos não sabiam ao certo, até que Edwin Hubble descobriu uma estrela em Andrômeda, que brilhou e desapareceu em um padrão previsível, como um farol, e identificou-o como V1, uma variável Cepheid.
Este tipo especial de estrela já havia sido mostrado ser um marcador de distância de confiança dentro de nossa galáxia, porque a taxa a que ilumina e desaparece é proporcional ao seu brilho máximo: a estrela mais brilhante, mais lenta a flutuações. Ao comparar o brilho aparente da estrela no céu com o brilho previsto pelas flutuações, os astrônomos podem deduzir o quão longe ele está.
Medições Edwin Hubble da estrela mostrou que Messier 31 foi muito além da nossa Via Láctea e esta resolvido o debate sobre o status das nebulosas em espiral.
Quase 90 anos depois, V1 é o centro das atenções novamente. Astrônomos apontaram homônimo Edwin Hubble, da NASA / ESA Telescópio Espacial Hubble, a estrela mais uma vez, em um tributo simbólico à observação do astrônomo lendário marco.
A história completa de como Edwin Hubble descobriu V1, e como astrônomos amadores uniram-se com observatório do mundo em órbita o mais famoso para estudá-lo, é contada em um artigo fascinante sobre website da Nasa Hubble
Nenhum comentário:
Postar um comentário